quinta-feira, 14 de agosto de 2014

TEX para que te quero

O TEX é bom! o TEX é demais!

Não sabe do que eu estou falando?

Bom, há até bem pouco tempo eu também não sabia. Até que quebrei a cara. Até que um dia tive um problema com a confecção de uma peça que deveria ter saído de um tamanho e saiu de outro.

Então, entre uma pesquisa e outra, eu descobri que você pode utilizar o TEX dos fios para entender, dentre outras coisas, o tamanho final da sua peça de crochê.

O TEX é uma unidade de medida de titulação utilizada na indústria têxtil.

PARA! PARA! PARA TUDO! Rebobina a fita aí que não entendi nada!

Calma que eu vou explicar.

Os fios, assim como outros produtos têxteis, possuem uma maneira de medir sua espessura, que é chamada de 'título'. Segundo a Wikipédia:
 O título de um produto têxtil é representado por um número que expressa uma relação entre um determinado comprimento e o peso correspondente.
Em outras palavras, o título de um fio é a maneira de medir o diâmetro do fio. O TEX é uma das várias unidades de medidas utilizadas para esse fim. Outras unidades conhecidas são: Denier (den), Sistema inglês (Ne) e o título métrico (Nm).

E porque eu escolhi o TEX?

Bom, eu escolhi essa unidade de medida pelo simples fato de ela ser a que encontro na maioria dos fios nacionais - Quando encontro.
Se você observar bem nas embalagens de alguns fios, haverá um descrição do TEX dele. Veja o exemplo do fio Filare Cordonê:

Detalhe indicando o TEX do fio.

Bom, e como isso vai nos ajudar a acertar o tamanho da peça?


Sabendo a medida do fio utilizado no modelo (ou amostra) que você pretende fazer, você pode usar o fio da mesma espessura e assim conseguir o mesmo resultado. Ou ainda melhor: mesmo que você não tenha o fio exatamente da mesma espessura que o fio utilizado no modelo, você pode unir fios para chegar à medida desejada!

Vamos utilizar um exemplo prático:

Digamos que você viu uma saia confeccionada com o fio Anne, da Círculo, cujo TEX é de 295, e você não tem esse fio, mas tem o fio Cléa 1000, também da Círculo, cujo TEX é 147,5. É só fazer os cálculos:

2 x 147,5 = 295

Ou seja, se você usar o fio Cléa 1000 duplo, vai chegar à mesma espessura do fio Anne, e sua saia terá o tamanho aproximado da saia que pretende copiar*. Da mesma forma você pode somar, triplicar, misturar espessuras de fios diferentes para chegar ao TEX aproximado da peça.

Lembre-se que para isso você precisa saber a medida do fio que foi utilizado na peça que deseja copiar.

Infelizmente, nem todos os fios possuem essa medida exposta. Às vezes é possível encontrar no site oficial da empresa, na descrição técnica do fio, às vezes nas descrições de produtos nas lojas e armarinhos online, mas nem sempre se encontra - e aí só comprando e testando o fio mesmo.

Legislação


Nas minhas pesquisas sobre o assunto, vi em um artigo que o Sistema TEX é o recomendado pelo Sistema Internacional de Medidas (SI) para titulação de fios. No Brasil, encontrei que a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) - Órgão responsável pela regulamentação de produtos brasileiros - regulamenta os títulos Têxteis utilizando o TEX através da Norma NBR 8427:1984.
Resta saber se os produtores brasileiros de fios estão atentos à legislação e se é feita a devida fiscalização. Seria muito bom a gente poder saber as medidas dos fios que utilizamos para poder adequar com mais precisão nossos trabalhos artesanais, não é verdade?

Enfim, mesmo não tendo uma homogeneização de medidas (já encontrei fios brasileiros utilizando outras unidades) e muito menos a certeza dos diâmetros dos fios nacionais, espero que esse artigo possa ajudar a produzir peças com mais fidelidade e com menos erros.

Se você souber de mais alguma informação sobre o assunto, compartilhe conosco!

*Considere outros fatores como: material do fio, tensão e tamanho do ponto da saia modelo e até mesmo lavagem da peça.

2 comentários :

  1. Nossa...
    Amei essa informação.
    De fato não sabia e é excelente.
    Muito obrigada 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá!
      Eu nao mantenho mais o blog. O Google nao me avisou dos novos comentários na época e por algum motivo eu recebi todos os alertas hoje (em 2020) de comentários que foram postados anos atrás.
      Verdade, na época em que descobri, mudou minha vida viu?
      Bjo

      Excluir